Os tradicionais caminhões que desde o princípio foram desenvolvidos para o transporte de cargas de diversas naturezas, ao contrário dos veículos de passeio, são construídos em diversos tamanhos e com estruturas diferentes para cada finalidade.
Mas com a evolução das tecnologias automotivas assim como o aprimoramento da usabilidade de tudo o que existe, recentemente diversos novos modelos de carretas consideradas futuristas têm ganhado espaço e visibilidade.
Os modelos apresentados nesta matéria estão em fase de desenvolvimento virtual e real, ou seja, alguns deles estão realmente construídos e rodando em fase de testes. Enquanto outros ainda estão apenas no projeto, sendo testados para o início da produção.
O que não se pode negar é que o principal objetivo do veículo se manteve. A tecnologia agregou ainda mais capacidade e segurança a todos os modelos. Assim como a resistência que vem sedo posta a prova de diversas maneiras.
Cada vez mais tecnológicos, os caminhões do futuro possuem em sua maioria um design pensado e projetado para melhorar seu desempenho. As funções de aceleração e frenagem possuem o que há de mais moderno para o setor. E a maioria deles priorizou a redução dos poluentes descartados no ar com a queima do combustível.
Tudo pensado para dar mais segurança ao motorista e a todos que estão a sua volta.
Dentre as marcas com projetos estão: VOLVO, SCANIA, MAN, AUDI E MERCEDEZ.





